olá!
para o amigo que perguntou como fazemos para tirar as músicas...
bom eu sou extremamente detalhista, quando quero tirar algo tiro na íntegra, kkk.
basicamente, tenho uma lista de paços...
primeiro escuto uma, duas, 3 veses ou quantas forem necessárias, para que eu consiga aprender a armonia primária, como tenho o conhecimento de campo harmônico maior e menor, mato 60% do trabalho aí. Depois de ter feito isso parto pro trabalho sujo... Se ficou algum acidente harmônico para traz, alguma dissonância ou algo assim foco nessas partes e mato essa também.
feito isso como sou tecladista, tenho que me atentar as frases do meio da canção. ouço mais umas duas ou 3 vezes ela inteira pra catalogar o máximo de pequenos prelúdios possíveis, tendo essas melodias em mente avalio quais eu consigo executar de forma mais fidedigna possível com o instrumento que tenho, aí eu parto para tirá-las ouvindo os pontos espessíficos onde elas aparecem. Aí depois de todo o processo, dou o arremate final. Toco a canção, repito, repito, repito e repito, levanto os pontos de dúvidas, falhas e que ainda não toco no altomático e só depois dessa validação final eu digo que tirei uma música, kkk
Eu até leio sifras, mas acho muito difícil tirar uma canção só usando elas... Quando ouço uma canção no primeiro acorde pego seu campo armônico, e em cima da melodia vou tentando deduzir as próximas, geralmente acerto... Quando erro volto, escuto de novo, se ainda não achei a tranzição sigo ouvindo, e em alguns casos não tenho vergonha de dizer, procuro dar match nela nota por nota.
basicamente é isso o que eu faço...
Mas lembrando que cada um tem seu método, e que não existe certo ou errado para tirar uma música. O que importa mesmo é o resultado final, tocála bem