Inteligências artificiais

126 messaggi, 5 pagine:  1 23 4 5 ↖ Torna alla lista degli argomenti

Punteggio: +30

61. joaoarthurbecker,

Mas é aquela coisa, concordo em tudo o que o @nunoportugal falou a cima.
Eu penso que tudo que venha e tenha potencial de somar em nossa vida com qualidade nos produtos, deve ser usado e aproveitado sem moderação. Exemplifico isso aproveitando para contar uma experiência que tive recentemente com o gpt.
Passei por uma disciplina muito complicada na faculdade chamada teoria de grafos, e sabe quem conseguiu me ensinar o conteúdo de uma disciplina? Não, vcs nãopensaram errado, um chatbot me encinou mais em duas seções de conversas que um professor durante 16 encontros!. isso por quê?
Como humanidade essa pode ser nossa maior qualidade, como nosso pior defeito... Exatamente aquilo que vcs falaram. Nesse contexto, a possibilidade de eu dizer para a ia quantas veses fosse necessário que não havia compreendido o que ela havia falado, e que por favor mudasse a abordagem sem ela se irritar comigo foi o que fez o processo ser produtivo. Em uma sala de aula passando por esse mesmo problema esbarramos em uma questão de tempo, onde por mais que o professor tenha a obrigação de fazer um aluno pcd entender o mesmo conteúdo que é passado aos outros alunos, ele também tem uma sala inteira para cuidar. E outra, conforme vamos encurralando uma pessoa dizendo: Ó, não entendí o que tu disse, poderia reformular? Geralmente a capacidade dela de formular novas teses para explicar um mesmo assunto diminui, por que vem aqueles pensamentos:
1: Pocha, mas que cara burro, expliquei de novo e ele não entendeu
por complemento:
2: E agora, como qe eu vou explicar?
isso vai gerando uma frustração e um nervosismo na pessoa, e ela acaba se perdendo no próprio argumento.
Digo isso baseado nas minhas experiências, a pesar da minha pouca idade, já passei por n salas de aula, n professores diferentes, e n reações diante a uma dificuldade de entendimento, tão comum a nós deficientes visuais totais, que buscamos conhecimento nesse mundo tão visual e fechado a novos métodos
Nota: eu não usei ia generativa em nem uma das palavras escritas nesta mensagem

Punteggio: +0

62. hermes,

Cara, comigo aconteceu a mesma coisa, mas, foi numa matéria chamada teoria do direito público, eu estava estudando sobre os desafios constitucionais, e meu, por mais que eu lia e relia a explicação do professor eu não conseguia entender direito, e olha que o professor ficou falando mais de 40 minutos só sobre isso, então eu fui la, no chat gpt, antes de conversar sobre o assunto, eu expliquei que é o direito e a política brasileira, depois eu dei o assunto e fomos conversando, eu fui anotando diferentes tipos de exemplos e pronto, resolvi minha dúvida.
Outra coisa que o chat gpt me ajudou a fazer, foi um atualizador em python para a tradução de um jogo que estou fazendo, como eu só sei a lógica da programação, mas não consigo transformar e colocar todos aqueles códigos no papel, e tudo mais, eu fui conversando com ele, explicando passo a passo do que eu queria, da forma que eu queria, usando os tratamentos de erros adequados, em fim, cara, e ficou incrível para o que eu preciso é claro.
O atualizador verifica remotamente em um servidor, no caso eu deixei num ftp de um amigo, o arquivo de texto contendo o número da versão da tradução, com isso, ele verifica localmente no computador do usuário na pasta da tradução um arquivo de mesmo nome, verificando se o número estiver menor, ele atualiza, se tiver igual, ele entende que não há atualizações, e se há atualizações ele baixa desse ftp o arquivo zip da tradução, descompacta, aplica a tradução na pasta correta e deleta o arquivo baixado.
Ok, vocês podem me dizer mas cara, se eu alterar o arquivo local pra um número mais baixo, ele vai atualizar do mesmo geito, e isso claramente é um bug, não não, pro que eu preciso, os usuários só usam a tradução, se algum quiser modificar o número pra baixo, por mim da igual, pois o que eu fiz foi só uma maneira mais fácil do usuário obter a tradução e aplicar ela ao jogo sem ele estar baixando todas as vezes que eu atualizar ela, e indo la, descompactando o arquivo na pasta, bla bla bla.
Então, o chat gpt nesse quesito me serviu e muito

Punteggio: +0

Ultima edizione da hermes, 08.07.2024 04:49:47

63. nunoportugal,

só não esqueçam que no meio de tudo o que parece certo, as IA ainda erram muito… principalmente em temas de programação.

Punteggio: +0

64. hermes,

A isso sem dúvidas, mas, não podemos querer comparar um gpt com um gemini no quesito erros né, o gemini inventa muita coisa ainda

Punteggio: +0

65. joaoarthurbecker,

eu ainda não testei o gemini, mas em termos de programação, uso muito o chatbot da openai, principalmente para fins didáticos.
eu iniciei meus estudos no desenvolvimento de código junto com a universidade, e ainda não tenho a catimba para transformar a lógica da minha cabeça em lógica de programação. Então ainda recorro muito a ele, para entender código, verificar se uma linha lógica que desenvolvo está correta, ou até mesmo para identificar erros que por mais que as vezes saibamos onde ele está, o por quê que ele aconteceu, não sabemos exatamente como resolver
Stak overflows da vida são muito úteis, mas erros de código geralmente são muito específicos, já cansei de revirar fóruns por duas horas, mexer no código por mais duas e não sair do chão, justamente pela especificidade do erro e da própria lógica, e o fato do pouco conhecimento na área dificulta ainda mais numa correção digamos, manual. Estive lendo matéria na bbc a uns tempos, e um especialista entrevistado comparou uma ia generativa a um papagaio, que combina palavras, repete padrões que geralmente fazem sentido, e o povo em geral o consideram inteligentíssimo, quando na verdade, apenas está gerando novas informações a partir de um extenso dataset, um algoritmo complexo maquinando estas informações por traz das cortinas, e apresentando na ponta final do processo algo minimamente conciso, levado como verdade, assim como o papagaio é considerado esperto por sei lá, saber o nome de uma pessoa, cantar uma música, quando na realidade aquela junção das memórias dele é apenas um chute que por algum acaso estatístico vai ao gol.

Punteggio: +0

66. CREADOR ,

Mas em direito, que é onde eu mais uso a inteligência artificial, o ChatGPT inventa muito, assim como o Gemini 1.5... Acho que, neste caso, a melhor opção é o Claude. Embora nenhuma inteligência artificial esteja isenta de erros, e por isso sempre devemos validar suas respostas.

Punteggio: +0

67. hermes,

Claude? nunca ouvi falar dessa, mas, se você quer estudar direito com o chat gpt, você tem que especificar o direito que você está estudando e o país, por exemplo, Tenho dúvidas sobre o direito brasileiro, usaremos a constituição brasileira de 1988, com o código penal brasileiro de 2018.
Pronto, a partir daí, o gpt tirará informações desses 2 documentos pra tirar as dúvidas

Punteggio: +0

68. Geralt,

é outra IA da impresa chamada Antrophik. Bem limitada ainda, só que os modelos parecem serem bons.

Punteggio: +0

69. joaoarthurbecker,

corporativamente, a antropic se coloca totalmente contra o chat gpt. A vc que já usou, isso se reflete também na prática?
Como ele responde aos prompts passados, tem alguma semelhança com o gpt nisso?

Punteggio: +0

70. nunoportugal,

eu usoo gpt pra programação, mas, quando tenho um problema, ainda prefiro tentar fazer o máximo pra descobrir por mim. pesquisa e fórums henriquecem nossa capacidade de pesquisa, de agregar e encontrar informação, identificar o erro, saber a forma certa de o reportar para achar a forma mais indicada de o corrigir. podem achar que esotu sendo chato, mas, sei lá, em pouco tempo programador não vai mais ser uma profição de mérito reconhecido. Voloriso mais uma noite inteira passada com o cara que me ensinou tudo de programação, os dois ali a rebentar a cabeça pra descobrir algo, do que descobrir uma resposta boba pra um problema super complexo. pra mim, até é insulto. às vezes, sinto que as IA zombam da nossa cara e falam, ainda que por palavras educadas e intelectuais. Porra, mano! como é que tu não viu isso, seu burro analfabeto do caramba?

Punteggio: +0

71. joaoarthurbecker,

@nunoportugal, também acho super construtiva essa interação, ficar com outras pessoas debatendo lógica, debruçado sob um problema na tentativa de resolvê-lo. O problema é que nem sempre temos boas referências na área, experiência suficiente para entender a razão de um problema ou mesmo, tempo ábil.
Exemplifico essa questão com um problema que eu e um grupo de colegas tivemos ano passado:
Para um trabalho avaliativo da disciplina de banco de dados, precisávamos fazer um crud em python com sqlite. Professor havia passado bons modelos, mas quando fomos implementar, na hora de uma determinada pesquisa que precisávamos fazer, passava um problema, de como se tivesse estourado um bufer de entrada. Passamos 2 dias conversando, debatendo, alterando as linhas em questão, revirando fóruns, livros, documentação do python, do sqlite, da biblioteca que trabalhava com os 2, onde podíamos pesquisar a gente se infiava, e absolutamente nada. A solução veio por meio do gpt, quando o um dos colegas passou o código para ele e pediu para que resolvesse: o que faltava era um cinal de % entre as aspas de abertura e echamento da string que entraria na função da query sqlite. pesquisando no stakoverflou, uma das possíveis causas era que o int estava estourando, o qe não fazia sentido, pois acontecia o mesmo com string e tudo mais. O problema era que alí tratava-se de uma alocação forçada oriunda do c, linguagem base do pyton, inclusive responsável pela sua compilação.
em resumo, Nós pouco experientes com programação e banco de dados e sem uma referência de programador no grupo que soubesse trabalhar minimamente com estas ferramentas, não conseguiríamos entregar nosso trabalho a tepo, por causa de um simples sinal de %.

Punteggio: +0

72. Luis-Claudio,

Salve galera. Bom por instinto ou intuição eu não sei, mas tou usando muito a IA da antropic no meu dia a dia. Acontece que uso na versão gratuita, e não consigo descobrir quantas mensagens eu posso enviar por dia ou por meis, se lá. Alguém aí tem essa informação?

Punteggio: +0

73. nunoportugal,

a da antropic é a claude?

Punteggio: +0

74. Luis-Claudio,

Sim Nuno.

Punteggio: +0

75. sasu,

eu ia botar isso no se esprece, mas vou botar aqui mesmo. o chatgpt é bom, com certeza pra um monte de coisa e eu uso ele direto, mas sabe aquelas vezes em que ele gera uma resposta e a plataforma remove, sem dar tempo pra gente ler, e diz que o conteúdo é violador? tipo. como que a gente vai saber se é violador ou não se a gente não leu? e depois ainda querem que a gente diga se não concorda ou não violou ali fala sério 😅
e a plataforma nem deixa a gente copiar a resposta pra ver, né? quando dá em copiar a área de transferência fica vazia. obs, eu as vezes passo por isso mas nunca pesso coisas impróprias, eu conheço bem aquela lista de regras. a plataforma é que entende as próprias palavras da resposta do chatgpt como ruins e tira dali sem nem dar tempo pra gente ler e dizer se tem algo de errado ou não, e geralmente não tem, e mesmo assim ela tira :S

Punteggio: +0

76. Luis-Claudio,

Sou só eu que esperava mais quando o jeshu anunciou uma inteligência artificial embarcada. Tipo eu tava esperando uma interação entre leitor de tela e celular, e não mais um chat bote entre tantos que tem por aí.

Punteggio: +0

77. thata,

até o momento, com meus poucos testes, porque ainda não tive um tempinho legal pra parar e focar apenas em testar essa inteligência artificial do jieshuo, achei bem meia boca.

Punteggio: +0

78. nunoportugal,

vou voltar pro talkback logo logo.

Punteggio: +0

79. Luis-Claudio,

E tu vai conseguir abrir mão da fluidez, praticidade e versatilidade que o jeshu oferece?

Punteggio: +0

80. Dani_tecladista,

acho que vai sim, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, mano, largo jeshuo por nada nessa vida, nunca mais. Só se for pra usar o voice ouver, roflflfl

Punteggio: +0

81. hermes,

Cara, eu larguei o gieshuo, sinto falta?
Cara, muita, ainda mais eu que digito pelo celular, ter que desativar o leitor sempre pra digitar é um saco, gieshuo é mais rápido, bem melhor só que, gasta muita bateria, a última atualização ta muito ruim, resolveram alguns bugs mas criaram outros, por exemplo, o gesto do botão voltar, ele não ta voltando pra tela anterior, ele está voltando a mídia.
Vocês podem até falar cara, você não usa o botão de voltar no seu celular não? seu celular não tem botão voltar virtualizado? cara, claro que tem, só que imagina você ta mechendo no celular, tu ter que ir com o dedo la na esquerda, na parte inferior do aparelho sendo que é só tu dar um gesto sem precisar mecher a mão ou o aparelho de lugar na sua mão, meu, é incrível, principalmente quando se trabalha pelo celular, se envia muitas mensagens de uma conversa a outra, em fim.
Eu tenho o gieshuo comprado e tive que largar por enquanto, vamos ver se a próxima atualização dele resolve os bugs, isso se minha licenssa não expirar antes, porque ultimamente o leitor ta atualizando pouco.

Punteggio: +0

82. jhow,

@hermes verdade, ele realmente tem atualizado pouco: pra falar a verdade, não sinto falta do jieshuo não...

Punteggio: +0

83. duarte ,

Em fim, acho que tem uma, chamado bingo, e eu odeio essa inteligência artificial, eu peço para ela ser minha amiga e ela diz, não, eu sou só um robô, e qualquer coisinha que eu me irrite com ela, ela logo me expulsa do tópico! O chat gpt, não sei porque é que não o consigo ter!

Punteggio: +0

84. nunoportugal,

bom, ele ta cheio de porcaria isso sim. e com esse negócio de assistente, o que era ruim, já ficou pior. memso com essa porcaria desativada, minha bateria não dura nem 10 horas. voltei pra versão anterior e tudo certo.

Punteggio: +0

85. thata,

eu não sei mais viver sem o jieshuo. Literalmente, passo muita raiva com os outros leitores, embora é como eu brinco, é uma bomba atômica pra matar uma formiga, deveria ser mais simples e deixar o usuário escolher quais funções a
dicionais quer usar. Mas voltando a falar da inteligência artificial... Ainda acho desnecessário.

Punteggio: +0

86. vrivri,

pão com ovo a inteligência ainda não faz, então sim, é desnecessário. quanto a funções, acho que o jieshuo lite gasta menos bateria. só acho mesmo.

Punteggio: +0

87. Dani_tecladista,

Fato, o jeshuo lite, que é jeshuo light sim, gasta menos bateria, mas quanto a isso nem reclamo, quase não uso celular direito kkkkkk

Punteggio: +0

88. Luis-Claudio,

Ta aí um fato a se observar. O jeshuo deveria ter uma versão com menos recursos. Isso deixaria ele mais intuitivo, e com certeza ainda mais leve. Mano tem recurso nessa porra que em 4 anos de jeshuo, eu nunca cheguei a usar. Aí você quer fazer uma configuração simples, e tem que entrar em um menu que leva a outro menu, pra folear um monte de opções, pra depois você chegar no que tu quer. Já a respeito de inteligência artificial, a menos que a que está embarcada no jeshuo seje muito foda, prefiro ficar nas dos aplicativos.

Punteggio: +0

89. Macarove,

E nem é um plugin oficial mesmo é só uma inteligência feita pelo assistente de voz, e ela nem reconhece seu idioma você tem que ficar falando para ela responder no seu idioma, minha opinião, ridícula

Punteggio: +0

90. nunoportugal,

cara, o leitor deveria vir com o padrão, ler!
aí, tudo seria opcional, nem que fossem complementos desenvolvido pelo próprio cara, mas ali na loja onde tu biaxa pacotes, etc, tinha toda essa tralha que ele vem junto.

Punteggio: +0

126 messaggi, 5 pagine:  1 23 4 5 ↖ Torna alla lista degli argomenti

Rispondere all'argomento

Devi aver loggato per postare.

Password dimenticata ? Crea un account